10 de fevereiro de 2013

Colesterol - capitulo 1 (parte 2 )


Olá galera , beleza?
Vim com a  parte 2 do primeiro capítulo !
Para saber mais clique em leia mais 


Bicho perigoso esse tal de colesterol :
Ele pode obstruir suas artérias .

Artérias - São os condutores do sangue oxigenado pelo corpo . Através delas o sangue sai do coração em cada contração e é ejetado para a periferia . Uma onda de pulso acompanha a sua passagem pelos vários órgãos .Onde existe  acesso a uma artéria  podemos sentir seu pulso : no pescoço  , nos braços , nas virilhas , por exemplo . (Atenção ! As  veias podem  estar salientes  nos braços e pernas  mas não pulsarem.)

♥ O acúmulo nas artérias de colesterol LDL ruim e de outras gorduras termina  causando obstruções . progressivamente mais graves .


♥ No coração a obstrução  progressiva das artérias coronárias provoca angina e o infarto . 


♥ No cérebro , ao obstruírem - se , as artérias deixam de irrigar determinada área que se torna isquêmica quer dizer , com pouco sangue .

♥Dependendo da importância da área  afetada do cérebro , poderemos ter um acidente vascular cerebral de consequências  variadas.
♥Os sintomas de um acidente vascular  cerebral  podem variar de uma rápida  perda de força em um  membro até o coma irreversível .

Você deve saber 

Derrame cerebral  é a dominação  popular para acidentes vasculares cerebrais  causados por rupturas   de algum vaso do cérebro  seguida da hemorragia.São situações sempre graves .
 Trombose cerebral  é o que ocorre ao obstruir - se  um vaso cerebral com perda  da irrigação em determinada  áreas do cérebro . As consequências  são proporcionais a importância da área afetada.

Ambas as situações  têm a ver  com a aterosclerose 
 das artérias , ou seja , com o depósito de gordura (LDL)
que engrossa ou fragiliza suas paredes.
Então é isso pessoal , um beijo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário